Vou iniciar: figma ou penpot?

Olá designers.
Sou Thiago, estou iniciando o desenvolvimento de sites em wordpress, mas gosto de prototipar no concorrente, sou mais iniciante no concorrente do que no wordpress, e temo pelo futuro do concorrente sob novo comando.

A pergunta é: como estou iniciando estudos, já vale à pena eu vir pro PenPot ou fico por lá?
Creio que o fato de eu estar começando, não irei usar muitas das funções existentes por lá, mas que já existam aqui já que provavelmente tudo de mais básico tenha sido lançado inicialmente e as implementações mais avançadas venham a ser feitas com o desenrolar do tempo. E ai, faço o F ou vou de PenPot?

Grato galerinha :v:t3:

Ei Thiago! 6 meses desde sua pergunta, mas… vamos lá. Acho importante considerar algumas coisas:

  1. Em termos práticos, pelo que venho experimentando no último mês, o Penpot dá conta de projetos completos, mas “pequenos”, como sites e apresentações. As funcionalidades dão conta de layout, grid, guia de estilo, componentes, prototipagem… mas um bom processamento de imagem e performance com grandes arquivos ainda é algo em construção. Por exemplo: ano passado tentei usar a ferramenta via penpot.app (online) e senti muita lentidão. Fizemos uma instalação em servidor próprio e melhorou MUITO. Mas ainda enfrento problemas em visualizar muitas páginas em simultâneo, como aqui:


Não é nada que me impeça de trabalhar, mas se fosse o caso de uma aplicação com muitas telas, seria problemático não poder visualizar diversas telas ao mesmo tempo.

  1. Você vai trabalhar individual ou coletivamente? Pergunto isso pois a escolha de uma ferramenta de prototipagem, principalmente se você tiver a expectativa de colaborar com outros designers ou fazer um hand-off para dev, demanda um alinhamento entre o coletivo de trabalho. Algumas pessoas são resistentes em experimentar softwares novos ou em estágios mais iniciais (o que não acho que seja o caso, a essa altura).